Assim, a atenção política centra-se no candidato, em detrimento dos partidos políticos que são os gestores da democracia, em países da região em que existe uma democracia partidária.
Além disso, cabe mencionar que no caso brasileiro, com a implementação do voto preferencial em eleições municipais e congressuais, seprovocou uma fragmentação no sistema de partidos políticos.
Exemplos das campanhas eleitorais Brasileiras
O Brasil viveu algo parecido em1994, quando o sociólogo Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições presidenciais na primeira volta com um folgado 54,24%. No último domingo Jair Bolsonaro, o candidato da ultradireita que concorre junto ao Partido Social Liberal (PSL), esteve a um passo de se tornar o novo presidente do Brasil ao obter um resultado arrebatador: 46% dos votos. Seu adversário Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu um discreto 29,3%. Há ainda uma intensa campanha eleitoral, que se prevê muito polarizada até à segunda volta, fixada para 28 de outubro.
Quem ganha e quem perde nestas eleições presidenciais e Gerais, onde também havia que eleger 513 deputados federais, 54 senadores, 1.059 deputados estaduais e 27 governadores? O primeiro balanço que os especialistas traçam é que os políticos tradicionais foram derrotados pela rejeição à corrupção da maioria dos brasileiros. É uma aberração ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário